Newsletter - Edição 28 - Setembro 2021

Logo ABPI
Voltar

A ABPI participou de vários eventos durante o mês de setembro

O mês de setembro foi recheado de eventos importantes para o mundo da Propriedade Intelectual e a ABPI marcou presença em vários deles.

O presidente da ABPI, Luiz Edgard Montaury Pimenta, participou da mesa de abertura do XIII Enapid – Encontro Acadêmico de Propriedade Industrial e Inovação do INPI, que aconteceu de 15 a 17 de setembro e teve como tema “O Futuro da Propriedade Intelectual no Mundo em Transformação”.

A diretoria da ABPI, representada pelo seu presidente, Luiz Edgard Montaury Pimenta, e o diretor-secretário Valdir Rocha, participou da XXXV Jornadas Anuales de Propriedad Industrial, organizada pela AAAPI – Asociación Argentina de Agentes de la Propiedad Industrial.

A ABPI também esteve representada pelo conselheiro Ricardo Pinho como observadora na 41ª Sessão do Comitê Intergovernamental sobre Propriedade Intelectual e Recursos Genéticos, Conhecimento Tradicional e Folclore (IGC) da OMPI.

Gustavo de Freitas Morais, membro da ABPI, participou de Audiência Pública realizada pela Comissão Senado do Futuro no dia 24 de setembro, destinada a debater a legislação brasileira sobre patentes. Ele defendeu a manutenção dos vetos à recente Lei 14.200/2021, que dispõe sobre a licença compulsória de patentes de vacinas e medicamentos para enfrentamento de emergências em saúde. Ao posicionar-se em outros itens da legislação atual (Lei 9.279/96), Morais instou pelo fim da proibição de patenteabilidade das substancias isoladas da natureza e a possibilidade de emendas até o fim do exame da patente.

No dia 28 de setembro, a ABPI marcou presença no XI ProspeCT&I – V Congresso Internacional do Profnit. Luiz Edgard Montaury Pimenta, presidente da ABPI, dividiu a mesa redonda “Propriedade Intelectual: Autonomia Tecnológica, Produtiva e Sustentável” com o diretor regional da OMPI, José Graça Aranha, e com Rita Machado, do INPI.

Também no dia 28, o presidente da ABPI participou da reunião do Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual (GIPI), que vem discutindo um Plano Nacional de Propriedade Intelectual para o país. Na ocasião, Montaury Pimenta colocou a ABPI à disposição para encabeçar ações pela autonomia financeira do INPI e alguns ajustes na Lei de Propriedade Industrial (Lei 9.279/96), entre elas a reformulação do prazo de vigência das patentes, em caso de demora excessiva na análise do exame.

Voltar SEJA UM ASSOCIADO
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.