Anunciado os ganhadores do 2º Prêmio Patente do Ano
Foi entregue na tarde de ontem o 2º Prêmio Patente do Ano. Promovido pela ABPI, com apoio do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), o prêmio contemplou nesta edição patentes que contribuam para o desenvolvimento econômico sustentável e foi conferido à Cargill, Incorporated (USA) – que foi representada no evento por sua advogada de Propriedade Intelectual, Eila Mota – e aos inventores Ricardo Chagas da Silva e Hélio Haruo Ushijima. Eles desenvolveram a patente de invenção PI 1104018-1, intitulada “Aditivo Anti-formação de poeira, processo para a fabricação do aditivo de poeira e fertilizantes e método para reduzir a emissão de poeira na indústria de mineração”.
“É uma grande honra recebermos este prêmio que representa o esforço e o compromisso da inovação com a sustentabilidade que são temas tão relevantes”, afirmou Hélio Haruo Ushijima. O projeto ganhador se baseia na utilização de subprodutos industriais para criar soluções de valor para outras indústrias. Nesse caso, o supressor de poeira foi desenvolvido para uma indústria de fertilizantes para utilizar os subprodutos de processos fermentativos de matérias primas agrícolas como milho e cana, criando um modelo de economia circular fechado, melhorando a produtividade, reduzindo a perda de insumos e protegendo o meio ambiente.
“Como mensagem, eu incentivo fortemente a indústria a olhar para os seus subprodutos industriais, pois podemos estar diante de matérias-primas muito valiosas que além de criar valor na cadeia produtiva, podem reduzir os impactos ambientais e contribuir com a sustentabilidade”, finalizou.
Para Ricardo Chagas, “é muito gratificante receber este prêmio que mostra nosso potencial de criação e é muito importante essa iniciativa em valorizar nossa Propriedade Intelectual”.
A cerimônia foi comandada pelos coordenadores do Prêmio Patente do Ano, Ricardo Boclin e Eneida Berbare, que agradeceram a todos os envolvidos e enalteceram a Academia do INPI, cujo participantes formaram a comissão julgadora do prêmio.
O anúncio dos vencedores foi feito pelo diretor de Administração do INPI, Júlio César Castelo Branco Reis Moreira. “Estamos muito orgulhosos em contribuir novamente com esta iniciativa que tem o objetivo de premiar o trabalho de profissionais e empresas que reconhecem a importância da Propriedade Intelectual e buscam no Brasil a proteção de suas criações, o que é muito importante”.