Newsletter Edição 17 - Agosto 2020

Logo ABPI
Voltar

Combate à pirataria tem que sair do papel 

O comércio ilegal no Brasil ceifa mais de 2 milhões de empregos formais por ano e responde pela evasão de alguns bilhões de reais, que poderiam ser revertidos para projetos sociais, apontou, no último dia 30, a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Propriedade Intelectual e de Combate à Pirataria. Ela foi a palestrante do webinar “O Combate à Pirataria e os Projetos de Lei (PLs) Relacionados à Propriedade Intelectual”, organizado pela ABPI, com a moderação do vice-presidente da entidade, Gabriel Leonardos. “Há mais de 200 iniciativas em tramitação na Câmara do Deputados para combater a pirataria e o grande desafio é tirar esses projetos do papel”, disse a deputada.

O crescimento da pirataria digital, abordado pela deputada, cresce exponencialmente. Segundo ela, entre agosto de 2015 e agosto de 2016, os sites piratas receberam 17 milhões de receita publicitária. Na área de tevê por assinatura, os 4,2 milhões de sinais ilegais respondem anualmente por um prejuízo de R$ 9 bilhões. Aplicar sanções a este tipo de pirataria digital é difícil, explicou, porque muitos destes sites são hospedados no exterior e não estão sujeitos à legislação brasileira.

A defesa das fronteiras terrestres e marítimas contra a pirataria, acrescentou, depende de articulação conjunta da Polícia Federal, Receita Federal e Ministério Público Federal.

Segundo a presidente da Frente Parlamentar, o mercado ilegal de medicamentos corresponde a 20% dos mais de US$ 10 bilhões movimentados pela indústria farmacêutica no Brasil. Já no setor de cigarros o comércio ilegal representa 54% do mercado total. “Precisamos convencer os 513 deputados sobre a importância de combater a pirataria”, disse.

Participaram do webinar, os diretores da ABPI Valdir Rocha, Marcio Merkl e Rodrigo Ouro Preto, além do advogado Gustavo Morais.

Assista ao webinar completo no Canal da ABPI no Youtube.

Voltar SEJA UM ASSOCIADO
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.