Newsletter Edição 11 - Fevereiro 2020

Logo ABPI
Voltar

Curso de verão ABPI/OMPI/INPI prima pela atualidade

Em dezembro de 2019 a ABPI renovou com a OMPI convênio para oferta dos cursos de verão em Propriedade Intelectual

Videogames, patentes verdes, licenciamento de tecnologia, mídias sociais, inteligência artificial e algoritmos, além de temas tradicionais de PI, foram o diferencial da quarta edição do Curso de Verão da OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual) “Gestão de PI para Empresas com Base Tecnológica”, co-organizado pela ABPI via INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Ao longo de duas semanas, 36 palestras foram ministradas na sede da ABPI no Rio de Janeiro, com videoconferência para a filial da ABPI em São Paulo. Foram emitidos 40 certificados. A próxima edição do curso da OMPI será na segunda semana de julho, em Curitiba.

No programa, os alunos receberam orientação sobre a aplicação da Propriedade Intelectual em sistemas compartilhados, de inovação aberta, e a utilização de algoritmos na tomada de decisão empresarial. Outros temas, como Protocolo de Madri, o sistema de registro internacional de marcas ao qual o Brasil aderiu recentemente, mereceram maior aprofundamento. “Um grande mérito do curso foi direcionar os assuntos de PI para a atualidade”, diz Luzia Bottino, analista do INPI. “Trabalho há 13 anos com propriedade intelectual e mesmo assim recebi informações novas e relevantes sobre o assunto”.

Convênio renovado
O curso “Gestão de PI para Empresas com Base Tecnológica” faz parte de um programa contínuo desenvolvido pela Academia da OMPI para capacitação em temas variados de PI de jovens profissionais e estudantes. Em dezembro último a ABPI renovou com a OMPI convênio para oferta dos cursos de verão em Propriedade Intelectual. 

Válido pelos próximos dois anos, o convênio foi assinado pelo presidente da ABPI, Luiz Edgard Montaury Pimenta, e o diretor executivo da Academia da OMPI, Sherif Saadallah, em cerimônia da qual participaram, entre outros, o presidente do INPI, Claudio Furtado, o diretor regional do Escritório da OMPI no Brasil, José Graça Aranha, além de representantes de escritórios de Propriedade Intelectual da América Latina. “O curso faz parte da cooperação entre OMPI e ABPI, com objetivo de promover a conscientização do uso dos ativos de PI”, disse Graça Aranha.

Voltar SEJA UM ASSOCIADO