Newsletter Edição 10 - Janeiro 2020

Logo ABPI
Voltar

Uma lei transparente para franqueadores e franqueados

Sancionada pela Presidência da República em 26 de dezembro último, entra em vigor a partir de 26 de março deste ano a nova Lei de Franquias (Lei nº 13.996/19). O novo marco legal deixa expressos aspectos importantes, como a previsão de que não existe relação de consumo entre franqueador e franqueado e de que não há vínculo empregatício entre os funcionários dos franqueados e a franqueadora.

 A Lei também estipula regras específicas para a sublocação do ponto comercial da franqueadora para o franqueado. “A nova lei de franquia é boa e prima pela transparência, incluindo novos itens cuja divulgação ao franqueado é obrigatória por meio da circular de oferta”, comenta a co-coordenadora da Comissão de Estudos de Transferência de Tecnologia e Franquias da ABPI, Cândida Ribeiro Caffé (foto). De fato, a lei acrescenta itens à lista de informações necessárias para a circular de oferta de franquia e deixa expresso que as sanções se aplicam tanto por omissão ou veiculação de informações inverídicas na Circular de Oferta de Franquia (COF).

Controvérsias
Segundo Cândida Caffé, a nova lei pacificou antigas controvérsias entre as partes quanto à possibilidade de cobrança de aluguel na sublocação em valor superior ao da locação principal, uma vez que estabelece regras próprias para a sublicença do ponto comercial pelo franqueador ao franqueado.

O sistema de franquias é um dos segmentos da atividade econômica que mais cresce. Pesquisa da Associação Brasileira de Franchising revela que no segundo trimestre de 2019 o setor faturou R$ 43,122 bilhões, um aumento de 5,9% em relação ao mesmo período de 2018. As franquias geravam 1.224.987 empregos diretos, aumentando para 1.348.235, no mesmo período comparativo.

Voltar SEJA UM ASSOCIADO
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.