Newsletter edição 03 - Junho 2019

Logo ABPI
Voltar

Biotecnologia aumenta a produtividade agrícola

Graças a biotecnologia – que interfere no DNA e cria novas características na planta – o Brasil aumentou a produtividade agrícola e figura entre os maiores produtores mundiais. Desde a safra 98/99 a produtividade média das lavouras de soja no Brasil registrou uma taxa de crescimento anual de 2% e a participação do País neste mercado mundial saltou de 20% em 98 para 44% em 2018. Mais: os ganhos econômicos acumulados com a soja até a safra 2017/2018, segundo pesquisa da empresa Celeres, somaram US$ 20 bilhões. Pelo menos 50% deste ganho se deve a biotecnologia.

Os dados foram apresentados pela co-coordenadora da Comissão de Estudo de Cultivares da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), Maria Isabel Bingemer, durante a Audiência Pública, no último dia 12, no Senado Federal, que debateu a “Importância das políticas governamentais de propriedade intelectual a fim de combater impactos negativos no agronegócio”. Segundo a co-coordenadora da ABPI, no Brasil as duas legislações que garantem a proteção intelectual das espécies vegetais, a Lei de Propriedade Industrial a (Lei 9.279/96) e a Lei de Cultivares (Lei 9.456/97), convivem harmoniosamente, se complementam e estão alinhadas com os tratados internacionais aos quais o País é signatário. “

Fortalecer o INPI – Para o professor e pesquisador Antonio Marcio Buainain, da Unicamp, autor do estudo “Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento desafios para o Brasil”, encomendado pela ABPI, o setor agropecuário não tem se beneficiado tanto dos mecanismos de proteção intelectual dada a morosidade para análise de patentes. “Não podemos prescindir de um sistema educacional forte, e também de um sistema sólido de proteção de propriedade intelectual que ofereça segurança jurídica. Por isso, precisamos abordar duas questões centrais: como contribuir para melhorar o marco legal da propriedade intelectual e como fortalecer o INPI”.

Durante o Congresso da ABPI, um dos eventos das Comissões vai debater as novas diretrizes de exame de patentes na área de biotecnologia.

Voltar SEJA UM ASSOCIADO
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.